Nginx (pronuncia-se “engine-ex”) é um servidor web open-source, que pode também ser utilizado como proxy reverso, cache HTTP e balanceador de carga.
Em comparação com o Apache, servidor Web mais popular e tradicional, o Nginx consome menos memória pois lida com requisições web através do conceito de “event-based web server”, enquanto o Apache é baseado no conceito “process-based server”.
Há um post muito famoso do David E. Chen, que ele explica a diferença entre servidores web “event-based” e “pocess-based”, usando uma analogia sobre atendentes de um delivery de pizza: “Explain “Event-Driven” Web Servers to Your Grandma“.
O Apache cria um novo processo ou thread para cada conexão, o que consome significativamente mais recursos, principalmente memória RAM. O Nginx atende a todas as conexões com poucos processos, economizando recursos. Esse método eficiente permite atender a mais conexões, mais rápido e sem a necessidade de acréscimo de hardware.
Alguns dos comandos mencionados neste post podem funcionar em outras distribuições, mas o foco aqui será “Ubuntu”, portanto não há uma garantia que este procedimento funcione em outras distribuições. Algumas configurações podem não funcionar no WSL (Windows Subsystem for Linux) mesmo a distribuição sendo Ubuntu.
Instalação Nginx Ubuntu
Pré-requisitos
- Conhecimento dos comandos básicos do Linux (Comandos básicos Linux);
- Instância configurada em um provedor cloud, com a porta SSH (22) liberada para acesso externo, endereço IP, usuário, senha ou chave pública SSH;
- Instância configurada em um provedor cloud, com as portas HTTP (80) e HTTPS (443) liberadas para acesso externo.
Passos
- Atualizar e instalar os pacotes do Nginx
- Verificar se o servico está no ar
~$ sudo apt install -y nginx

~$
Gostou do post?
Gostaria muito de saber sua opinião sobre o conteúdo através de um comentário seu logo aqui abaixo.
Caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de informações como essas para ajudar em seu dia a dia.